Esse foi um dos conselhos que Tulio Landin, CEO da Dengo Chocolates, deu aos líderes de RH que participaram do clube CHRO nesta quarta-feira, 25, no BTG Advisors, em São Paulo.
O executivo foi o palestrante do 14º encontro que é realizado pela Exame especialmente para líderes de Recursos Humanos de diferentes companhias. Para ele, sua função diária como CEO é inspirar e incentivar a equipe a acreditar no propósito da empresa.
“Além de produzir um chocolate de qualidade, queremos gerar impacto positivo para os produtores e o meio ambiente. Tem muito a ver com o mundo que queremos deixar”, afirma.
Uma cultura formada por todos
Um mundo melhor, segundo Landin, tem relação com a diversidade, que precisa ser considerada dentro da empresa. Filho de um ex-bancário e de uma professora, Landin foi criado em condições simples no interior de São Paulo e mesmo vivendo com uma situação financeira difícil, ele se destacou nos estudos e conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola de Sorocaba, o que foi um ponto de virada em sua vida. Quando chegou o momento de decidir qual profissão seguir, mesmo sendo apaixonado por esporte, ele apostou no curso de administração.
Com especialidade em economia, passou pela área de consultoria e finanças de diferentes empresas como a PricewaterhouseCoopers (PwC), JP Morgan, NBA, Track&Field e, mesmo sem entender do mercado de chocolates, aceitou ser co-CEO da Dengo Chocolates - sendo que neste mês se tornou o único CEO.
“Mais do que vender chocolate, a Dengo é uma empresa comprometida em criar um mundo melhor. A cultura da empresa começa com a vontade de fazer o bem”, diz o CEO.
Dar oportunidades para diferentes perfis e realidades é uma das medidas que faz parte da cultura da Dengo, afirma o CEO.
“Temos que prestar atenção nas oportunidades e buscar incluir cada vez mais pessoas”, diz. “A diversidade é um tema que precisa de consistência e de ações concretas, e precisamos estar comprometidos em medir e promover um ambiente mais inclusivo.”
Esses foram alguns dos desafios debatidos no Clube CHRO, que é um espaço seguro e intimista para interação, troca, e está aberto à participação de novos membros.
O nono encontro do Clube CHRO deste ano contou com representantes das seguintes empresas:
- Alelo
- Alice
- Atacadão
- BAT
- Braskem
- Bridgestone
- Caixa Residencial
- CI&T
- Comerc
- Copastur Viagens e Turismo
- Cury Construtora
- Dengo
- Direcional Engenharia
- Embraer
- Eurofarma
- Evonik
- Fluke
- Grupo Petropólis
- Ifood Benefícios
- Instituto Clima e Sociedade (iCS)
- Munksjo
- Nokia
- Pepsico
- Pernambucanas
- Saint Gobain
- Viridien
- Vivo
- We Capital
- Wickbold
- Wiz Soluções
Fonte: Exame